1 2 3 4

Não é possível convencer um crente de coisa alguma 
quando  suas crenças não se baseiam  em evidências; 
baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.

Aprendi que por mais que você faça, nunca será o suficiente, aprendi isto observando aqueles que a mim chegaram pedindo e hoje crêem que não tenho mais a oferecer, mesmo cientes de que, o que  hoje ostentam , lhes dei ou mostrei o caminho para.
Aprendi que você nunca vai contar seus amigos verdadeiros utilizando os dedos das duas mãos, aprendi isto vendo aqueles que a mim juraram fidelidade alguns até incondicional, e hoje afiam a faca que apunhala minhas costas.
Aprendi que os mesmos que ontem você ensinou hoje se julgam detentores de saber, e o acusam de ignorância. Mas também aprendi que nunca devo me subestimar, pois em um passado me achava incapaz de compreender que nunca devo Te subestimar.
Aprendi que pena, desprezo e vergonha, são os piores sentimentos que podemos ter por alguém, e aprendi isto olhando para você e vendo como se tornou um ser a quem estes sentimentos são os únicos que consigo expressar. Que, nem sempre o lugar mais cobiçado é o mais bem freqüentado, basta olhar para os que lhe cercam, entre tanto, muitas vezes o menos cobiçado é o mais bem freqüentado.
Aprendi que toda regra tem sua exceção e acredito que por aí, ela também ocorra.
Aprendi que as máscaras caem e que nem sempre as coisas mudam pra melhor, e por mais uma vez infelizmente você é a certeza disto.
Aprendi como o mais covarde dos “homens” pode ser tornar o mais “valente”, para isto, basta que ele não esteja na presença de seu adversário e esteja em maior número que ele.
Aprendi que cada um escolhe a sua verdade, principalmente quando a do outro revela seu aleive.
Aprendi que as pessoas julgam as outras por si, e as acusam daquilo que sua alma infeliz é capaz de fazer.
Aprendi que tudo passa, mas ao mesmo tempo aprendi como alguns relutam em não aceitar que o tempo de suas mentiras passou.
Aprendi que onde a loucura impera ser sensato é a maior delas.
Aprendi que algumas pessoas ao invés de banhar-se em águas limpas, assim livrando-se do odor de podridão que exala de seu caráter, ao contrario, preferem lançar saliva putrefata sobre a conduta de outro, pois assim, e só assim acredita ser capaz de se igualar.
Aprendi que o embusteiro prefere anular a honestidade do outro, de que comprovar a sua.
Aprendi que escrever para os fortes é não ser lido pelos fracos. Finalmente mas não por fim, aprendi que é ineficaz a defesa diante daqueles que independente de justiça estão predispostos a condená-lo, embora devessem eles saber que, “O primeiro ao julgar o segundo, sem ter se permitido ouvido o terceiro, torna-se ele a má pessoa!”

“A verdade não me pertence, e dou-a como recebi; passou por meu espírito quase sem deixar vestígios nele, e se pudesse fazê-lo haveria preferido uma mentira que me desse admiradores, evitado assim as mais terríveis lutas de minha vida. Porém, é preciso que cada um cumpra com seu destino. Piedade para aquele que se orgulha de algo! Tudo o que sobra ao homem do que amou é a retidão de suas intenções e a esperança de um destino melhor em seu futuro que ninguém pode prever e ao qual ninguém pode subtrair-se ou escapar”. ELIPHAS LEVI 




SANDRO A. DE OLIVEIRA